sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A HISTÓRIA ACONTECENDO


Após algumas semanas de muita correria, muitas tarefas e empenho irrestrito aconteceu a I CONFECOM – NF na última sexta e sábado (11 e 12 de setembro) no teatro do Sindipetro-NF em Macaé. Os atores que participaram foram inúmeros e de diversas frentes sociais. Tive a oportunidade e fiquei muito feliz de poder representar a comissão organizadora e a Atracom Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé e Região em alguns momentos importantes da Conferência como, por exemplo, a mesa de abertura.
Naquela sexta a noite, na cabeça já tinha um pouco o que eu falaria ladeado de secretários de comunicação da região que comparecessem, o prefeito ou a vice, se fossem também e um diretor do Sindipetro, donos da casa. Enfim, na formação da mesa eu fui o primeiro convidado, pela Atracom e enquanto foram chegando os demais componentes fui anotando no caderninho os pontos de minha fala. Depois o sub-secretário de Comunicação de Macaé Fernando Marcelo, representando os vereadores Danilo Funke também compôs a mesa seguido da vice-prefeita Marilena. Completando os componentes da abertura oficial Valdick de Oliveira, companheiro diretor de formação do Sindicato.
A partir de então fomos ao início: hino do Brasil, hino de Macaé e as falas. Eu tive o papel de iniciar. Comecei quebrando o protocolo e convidando para subir a Secretária de Comunicação de Rio das Ostras, Carla, que na época que eu trabalhei num jornal regional ela me ajudava a buscar fontes para pautas em Rio das Ostras. Ela deu o caráter regional à abertura da Confecom. Daí então seguiu para minha fala rascunhada no bloco:
“Boa noite a todos, aos componentes da mesa, secretária de Rio das Ostras, Carla, Marilena, vice prefeita, Fernando Marcelo, a quem agradeço pela urgência que atendeu nossas solicitações pela realização da Confecom, ao companheiro Danilo Funke vereador, que não mediu esforços e esteve disponível a todo momento e ao companheiro Valdick, do Sindipetro, que nos ofereceu a casa e nos deu a estrutura necessária para que estivéssemos aqui agora.
Estamos aqui celebrando este momento. É um momento de avanço para toda a sociedade brasileira, no sentido de abrir caminhos para a democratização da comunicação e, o mais importante, um momento que surgiu e aconteceu dos movimentos sociais, dos trabalhadores, da sociedade.
Vivemos hoje um marco histórico. Um marco que coloca os interessados, trabalhadores, sociedade, estudantes, pais, que recebem informações e querem discutir o que seus filhos assistem, enfim, todos para debater o presente e o futuro da comunicação no Brasil.
Em nossa região, discutir a comunicação desta forma é também, fato novo, e nossas pautas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da Conferência se tornarão pautas a serem discutidas pelos executivos e legislativos das esferas federal, estadual e municipal.
Todos que viemos aqui hoje queremos a felicidade através da comunicação. Quando ligamos a Tv, acessamos a internet, ouvimos rádio, lemos jornal, queremos ser felizes. Mas vou me ater aos profissionais e aos estudantes de comunicação. Todos enfrentamos faculdades, pagas ou não, para sermos felizes produzindo comunicação.
Mas, posso dizer com toda a certeza que não dá pra ser feliz, com uma profissão sem regulamentação; não dá pra ser feliz com salários indignos e cargas horárias loucas que não nos permitem ser feliz com nossas famílias e amigos; não dá pra ser feliz escrevendo nossos textos, aquela pauta em que tivemos o maior tesão de fazer, e quando saímos da redação nosso texto é alterado; não dá pra ser feliz com faculdades que não formam jornalistas comprometidos com a cidadania e o desenvolvimento da sociedade, mas apenas serviçais do poder e do sistema.
Temos que reconhecer o governo Lula que foi esse espaço na história em que a sociedade pôde participar de forma mais intensa, através de conferências nas definições dos rumos do país, mesmo com as tentativas por parte dos empresários de atrapalhar a conferência, nós estamos aqui.
Obrigado a todos que vieram e vamos fazer valer esse momento. Muito obrigado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário