domingo, 27 de setembro de 2009

COMEÇA DISPUTA INTERNA NO PT


Petistas estarão divididos entre governo e oposição

Em mais um processo de eleições diretas – PED, o Partido dos Trabalhadores de Macaé mobilizará seus filiados para escolherem as melhores teses que nortearão o partido nos próximos anos. Os filiados votarão também nos candidatos à presidente. Nesta disputa destaca-se o atual secretário geral André “Au Au” Barbosa, que representa a frente de oposição ligada ao vereador Danilo Funke e a ex-vereadora Ivânia Ribeiro. Já outra candidatura que demonstra força é do filho da vice-prefeita Guto Garcia que é recém filiado ao partido. As candidaturas a presidência e as chapas foram oficializadas no dia 23 de setembro, última quarta feira.
No último processo eleitoral acontecido em 2007, a chapa mais votada foi a que defendeu a tese de ruptura com o Governo Municipal e o PMDB. O grupo que na época disputou com o nome “Esperança, História e Dignidade” agora traz como mote de campanha o slogan “Tô vendo uma esperança” como uma referência ao grupo que participou da campanha vitoriosa do atual vereador petista Danilo Funke, que compõe a chapa. Além do parlamentar, outras lideranças petistas da cidade participam da chapa como a professora Ivânia Ribeiro, o secretário de formação política Marcel Silvano, a liderança da Associação dos Ferroviários Mazinho, além do Sindicato dos Petroleiros através de diretores como Valdick de Oliveira, entre outros sindicalistas e lideranças de movimentos sociais.
Já o lado petista que participa do governo tem como trunfo os cargos de assessoria e as filiações em massa em torno da candidatura do filho da vice-prefeita e secretário de ciência e tecnologia de Macaé. O grupo que conta com a participação dos ex-vereadores Maxwell Vaz e Luciano Diniz se dividiu em várias chapas. Cinco grupos foram formados para apresentar suas teses e buscar espaço na direção partidária, capitaneados por lideranças que compõem o governo com cargos, mas se dividem na forma de relacionamento com o PT.
As eleições internas do PT ocorrem no dia 22 de novembro e todos os filiados com mais de um ano de filiação podem votar nas novas direções do município, estado e país. O filiado vota nas chapas e no candidato a presidente em separado e o voto é secreto.
Para o candidato André Barbosa

QUEM É QUEM NAS CANDIDATURAS A PRESIDENTE DO PT MACAÉ

André “Au Au” Barbosa – Atual Secretário Geral do Partido, eleito na última eleição interna. Segundo colocado na última eleição para presidente, já exerceu função partidária de secretário geral e de formação política. É apoiado por sindicatos, movimentos sociais, pelo vereador Danilo Funke e a ex-vereador Ivânia Ribeiro.
Pontos Positivos – Experiência partidária. Grupo coeso na defesa por ruptura com governo Riverton. Boa aceitação do mandato do vereador Danilo Funke. Influência com filiados do PT da professora Ivânia Ribeiro. Nunca participou do Governo Municipal. É servidor público concursado. Crise do grupo que apóia o governo que apresentou cinco chapas diferentes. Potencial de resgate de filiados antigos. Chapa mais votada da última eleição. Apoiado por diversos fundadores do partido.
Pontos Negativos – Intensa campanha de filiação de assessores do grupo governista. Crítica de alguns filiados que acham que grupo é radical.

Graça do PT – Professora, fundadora do PT. Pré-candidata a prefeita em 2008. Já compôs direções executivas.
Pontos Positivos – Não participação no governo. Relação com filiados antigos.
Pontos Negativos – Dificuldade para articular grupo em torno de chapa e tese.

Guto Garcia – Filiado no final de 2007. Filiou-se ao partido assim que assumiu o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia de Macaé. Até hoje participou de poucas reuniões.
Pontos Positivos – Coordenou a estratégia de filiação dos cargos de assessoria da parcela do PT na prefeitura. Sua mãe é a articuladora do PT com o prefeito. É considerado o nome de consenso dos governistas.
Pontos Negativos – Candidato de continuidade do atual presidente Luciano Diniz. Representa dentro do PT o desgaste popular do governo. É muito criticado por não ter participação e nem conhecimento dentro do partido. Pouco tempo de filiação. Muitos filiados acreditam que ele está no PT apenas pela participação no governo. Enfrenta crise e rupturas no grupo governista.

Almir Lima – Fundador do PT compõe a tendência Esquerda Marxista e já compôs direção partidária.
Pontos positivos – Tempo de filiação. Ter composto direções.
Pontos negativos – Dificuldade de agregar filiados. Criticado por ser ultraesquerdista.

Um comentário:

  1. Queria ver num debate entre os candidatos o que Guto Garcia responderia se fosse perguntado sobre quais são as principais correntes do PT nacional, estadual e municipal. Ele não conhece nada da sigla. Deve pensar que Valter Pomar é um rapaz que entrega maçãs na sede do diretório nacional.

    ResponderExcluir