domingo, 16 de agosto de 2009

ENSAIO SOBRE A GRIPE - 2



Máscaras já trazem acoplado celular, MP3 e até um balão de oxigênio próximo para que ninguém precise dividir o mesmo ar. Esses especiais, com balão de oxigênio, dão onda e passaram a preocupar os tradicionalistas e conservadores do planeta.
As fabricantes foram obrigadas a retirar do mercado. Movimentos como o MLM - Movimento Legalize a Máscara e o ODO - Oxigênio dá Onda fizeram manifestações que reuniram milhares de pessoas pelas ruas por quase todos os países, menos a Colômbia, a Venezuela e a Bolívia. Os dois últimos por que realizaram um plebicito popular e aprovaram a distribuição indiscriminadamente, a preços populares, subsidiadas pelo Governo. Os dois países, em parceria quebraram a patente da máscara que dá onda e passaram a produzir com tecnologias próprias. O oxigênio da Venezuela e da Bolívia ficou famoso. Todos estão dizendo que é "do bom" e realmente é bom. Já a Colômbia, atendendo ordens militares dos EUA, após a base militar instalada por Obama no país, proibiu e passou a fornecer oxigênio puro para o mercado paralelo.
Na Venezuela e na Bolívia, o plebicito que liberou a máscara da onda previa também a criação de uma empresa pública com dupla nacionalidade O2NDA e além disso a participação da população no controle da utilização. As ações têm dado certo e são mínimos os casos de dependência ao oxigênio nesses dois países.
No Brasil a proibição colou. Mas de uma forma diferente. Os impostos acoplados ao preço da máscara foram aumentados e o preço da mácara da onda ficou exorbitante. Os valores ultrapassam os R$ 700,00 e somente os ricos, bem ricos conseguem comprar. Foi a proibição financeira. Mas após alguns meses alguns problemas foram surgindo. Lojas de máscaras passaram a ser saqueadas e organizações criminosas controlaram a venda, porém com preços populares. Mas o Governo do Estado do Rio adotou uma política que está sendo adotada agora pelo de São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e outros nove estados já anunciaram que adotarão as medidas. O Bope subia os morros e, com o caveirão, atirava a torto e a direito, com o objetivo de exterminar os potenciais traficantes de máscara da onda.
As aulas foram adiadas e as férias de julho não terminam mais. As escolas não estão preparadas para receber as crianças e jovens (mas já estiveram preparadas?) e a intensão é previnir o contágio e evitar que mais crianças sintam a onda da mácara de oxigênio.
A capital do petróleo do Brasil, no interior do estado do Rio às margens do Oceano Atlântico e próximo à Ilha do Francês. Diminuiu o número de ônibus que circulam no sistema de transporte público, aumentou o preço das passagens causando um colapso no dia-a-dia da cidade. Agora o principal fator de contágio são os engarrafamentos, porque as ruas não suportam tanto carro e não há caminhos alternativos.
Ainda há muita apreensão, os primeiros infectados continuam em quarentena, mas não recebem nem alimento, nem informações, assim como a maioria dos que estão trancados aqui fora.

Um comentário:

  1. Oi Marcel! Muito boa a idéia do O2 da onda... hahaha Imagina, Macaé já ta um caos, se isso existisse mesmo...

    ResponderExcluir