segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FORA DE MODA: CRIANÇA FORA DA ESCOLA


Militantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - já estão em frente a Secretaria de Educação de Macaé onde farão manifestação para cobrar a a garantia do transporte escolar para estudantes da Região Serrana de Macaé. A atitude se justifica por desde o fim do ano letivo passado, a coordenação do MST em Macaé conseguiu as matrículas para que as crianças que vivem no acampamento Oswaldo de Oliveira, localizado a margem da BR-101 próximo a trevo de Macaé, pudessem estudar em 2011. Tendo garantidas as matrículas, na primeira semana letiva desse ano a notícia receida não foi animadora, os alunos não poderão ir a escola por falta e transporte escolar. As diretoras das escolas em Córrego do Ouro, onde estão matriculadas as crianças informaram que a impasse se deve ao não pagamento por parte da Prefeitura as Kombis que prestam serviço ao município. Os donos das kombis se negam a iniciar o trabalho enquanto não receberem os atrasados do ano letivo passado.

A expectativa dos militantes do MST é fazer uma ocupação na Secretaria de Educação enquanto não é resolvido o impasse.

- Breve Histórico
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chegou a Macaé no início de setembro de 2010 quando o Presidente Lula decretou a desapropriação da Fazenda Bom Jardim (1650 Hectares improdutivos) para fins de Reforma Agrária. A partir da ocupação, cerca de 200 famílias aderiram ao acampamento que foi batizado de Oswaldo de Oliveira para aguardar o desenrolar burocrático do Governo Federal na execução da desaproriação por parte do INCRA.

Em novembro, a justiça emitiu decisão a favor do dono do latifúndio e dando ordem de despejo às famílias e reintegrando a posse no dia 17.11 e recolocando as famílias na vulnerabilidade da ausência de moradia.

Após o despejo, por três dias, os sem terra foram acolhidos na área da Igreja Nossa Sra Aparecida no bairro Virgem Santa, em Macaé enquanto buscavam outro local para aguardar o desfecho da Fazenda Bom Jardim. Estão desde novembro no novo acampamento às margens da BR-101.

Entre os acampados há dezenas de crianças que desde o impasse da reintegração encontram dificuldades para estudar.O MST conversou com a secretaria de Educação por algumas vezes e tentando garantir que 2011 as crianças tenham garantido o direito de estudar. Agora, no início do ano letivo, não há previsão para resolver o transporte escolar e as crianças do MST estão num novo impasse.

A manifestação ocorre nesse momento na Secretaria de Educação de Macaé.


"Tem que estar fora de moda criança fora da escola, pois a tempo não vigora o direito de aprender. Criança e adolescente com uma educação descente é o novo jeito de ser". Zé Pinto, música "Pra soletrar a liberdade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário