terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A (ANTI)ÉTICA E A CRISE DO PT EM MACAÉ

Mais um ano começa e a primeira reunião oficial do PT com quórum acabou em polêmica e quase pancadaria. A novidade desta vez foram ameaças a dirigentes que cobram o afastamento do presidente por continuar descumprindo o código de ética partidário.

A situação do Partido dos Trabalhadores em Macaé é semelhante a um morador que vê a casa ruindo e o teto caindo sobre sua família e eles, ao invés de salvar as vidas correm atrás dos anéis. Ou então o teto de uma escola maternal desabando, e os funcionários, ao invés de livrarem as crianças, tentam retirar as mochilas de dentro da escola.

O PT em Macaé atravessa sua pior crise política. O presidente, figura que deveria ser o condutor das discussões e do trabalho partidário fica intercalando apelos para renunciar a função partidária e vaias em atividades com profissionais da educação. Não há sustentação política nem para ser secretário, nem para conduzir a presidência.

Numa ofensiva inexplicável de concentrar poder e forçar barra em posicionamentos, no mínimo, equivocados fica o questionamento se vale a pena rasgar as regras do estatuto e do código de ética de um partido importante como o PT para manter acordos feitos pelos sovacos de mãe e filho.

Um partido que construiu sua história nas lutas pela libertação integral do povo brasileiro chega a uma situação parecida com seqüestro em Macaé. No escuro do cativeiro, amordaçado pelas benesses dos cargos comissionados e trazendo os algozes para vigiar cada ação. É preciso romper as correntes que amarram o PT à oligarquia, que tem os dias contados para ver o poder começar a ruir.

Platão, na passagem do “Mito das Cavernas” conta a história das pessoas que ficam acorrentadas no fundo da caverna e só tem contato com o mundo exterior através da luz do sol que entra por uma única abertura. As formas das sombras das árvores e dos animais faziam as pessoas acreditarem que fora da caverna só monstros existiam e tinham medo de romper as correntes. Quando uma das pessoas rompe a corrente e sai da caverna, volta para contar como é boa a vida em liberdade e como é bonito o mundo real, essa pessoa é agredida até a morte pelos demais, que não acreditam e dizem que é louco.

Enquanto a linha de atuação do PT de Macaé é acorrentada ao fundo da caverna, o bilhete premiado que seria a participação no atual governo rendeu em 4 anos a uma vice-prefeita cassada e um presidente impedido por não cumprir a ética partidária.

Repito publicamente o que encaminhei na reunião do PT ao “pseudo-presidente”. Qual sua posição, ficará presidente ou secretário?

Marcel Silvano
Secretário Geral
Partido dos Trabalhadores - Macaé

6 comentários:

  1. Caraca! Essa do Mito das Cavernas, que Guto pouco sabe pois só lê Jack Welch [joga no Google pelegada dos DAS], foi a cereja no bolo. Baita texto. Um apelo de vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  2. Vem pra nossa casinha, que é humilde e pequenininha, mas não naniquinha, tem base sólida que ousa abraçar esse mundão ao lado da luta do povão!

    Não é o ideal de mundo, mas isso não existe, o ideal que vive alimenta a utopia de um dia ser. Isso já resgata nosso passado em comum e nos dá animo p viver a tentaviva de outro melhor...

    Faça o que fizemos: Deixa a casa podre ruir nas cabeças delles, e salvem as crianças que são a esperança deste mundo melhor... Elles estão seguindo uma política que é nacional e estadual de aliança com o patrão, safadeza e mensalão.

    O PSOL é esperança e superação, já estamos juntos na luta, só falta no coração! ;)

    Lá tem filiação democrática pra vcs pensarem melhor, mas se quiser podem tb entrar de cabeça dando o seu melhor!

    "Não recebo um Real, Estamos na luta por um Ideal!"

    ResponderExcluir
  3. infelizmente entendo de forma diferente o encaminhamento. NÃO HÁ MAIS PRESIDENTE do PT em Macaé pois o encabrestado-menino-da-mamãe JÁ FOI DESTITUÍDO pela resolução da DIREÇÃO ESTADUAL esgotado o tal (dilatadíssimo) prazo como resultado de recurso interposto (do qual sou co-signatário) em agosto/2010. deram prazo excessívo (disfarce democrático para a CONIVÊNCIA) e já é tempo de DECLARAR IMPEDIDO o pseudo-presidente (na verdade BONECO DA CORRUPÇÃO) e CONVOCAR ELEIÇÕES SUPLEMENTARES a ser votadas pelo DM. e no caso das ameaças de tiro e agressões que teriaq havido na dita "reunião" é da esfera criminal devendo tomar as providências contra este neo-petista fisiológico pau-mandado com carteira de OAB. bandidinho de terno esbravejando pelo seu SENHOR-DE-ENGENHO. o PT macaé, com a CONIVÊNCIA e opção de poder a qualquer preço pela direção Estadual, está UM LIXO! instrumento paralelo da corrupção!

    ResponderExcluir
  4. Quem disse que existe PT em Macaé? O que existe é um partido rachado, uma parte comendo a cereja do bolo, sem produzir nada, a outra parte, mais romântica, luta por ideais que dificilmente serão alcançados, pelo menos não em Macaé, onde o povo já se acostumou a viver na corrupção, fazendo favores em época de eleição e cobrando cargos à chapa vencedora, normalmente a corja que há muito se instalou nos bastidores da administração. Entra governo, sai governo e a quadrilha nos bastidores sempre é a mesma, desde a década de 80. Vamos lembrar que a patotinha do PSDB se bandeou para o PMDB, deixando o velho Sylvio chupando o dedo. E o PT se travestiu de PMDB e se aliou a esses marginais, em troca de cargos e favores. Dificilmente um alto cargo técnico é ocupado por alguém da área, utilizam estes como cargos políticos, nunca conseguirão produzir, são extremamente incompetentes para tal. Mas conseguem "molhar" as mãos das pessoas certas e com isso vão postergando o reino da sacanagem e da esbórnia. Tô com o companheiro Leo-Mosquito, já é hora de fortalecermos um partido como o PSOL e deixarmos esses urubus "brincando" de PT. Uma coisa é certa, se o PT sair do governo, pelo menos a metade da patotinha não ia achar mais graça de brincar de política. Acredito que não é preciso falar que ideologia não se constrói com grana, ou com pressão de coronéis. A ideologia a pessoa carrega dentro de si, sem nem mesmo entender os meios sórdidos da política, carrega no coração, carrega nos seus ideais.Já a politicagem é isso aí que todos estão cansados de ver. É nego traindo outros em troca de casas, outros em troca de carros, e outros em troca de emprego. Vejo vários pequenos burgueses, capitalistas desenfreados, turistas da terra de Tio Sam e playboys de zona sul com discursos totalmente demagogos, pregando algo que eles nem sequer cogitam em seguir. Pessoas ganhando mais de 3 mil sem trabalhar. Sem falar nos mensalões que giram por aí... Entrou mais um pequeno burguês, já já entra um burguês de carteirinha... Até quando companheiros? Até quando iremos deixar nosso partido virar o quintal das negociatas e esqueminhas? Quando voltaremos a ter um verdadeiro PT, um PT de verdade, democrático, com todos se respeitando e tentando construir uma melhor Macaé? Acredito que com esse PT, nunca iremos... Saudações petistas!

    ResponderExcluir
  5. discordo da incoerência do sr. "PT" (apócrifo)pois num trecho afirma serem "românticos" os que mantém a dignidade e coerência no partido distanciando-se deste desgoverno trágico e corrupto, "lutando por ideais que difícilmente serão alcançados" e mais adiante, caindo em si - na ideologia e ânsia libertária - convida a mesma luta, "um PT de verdade, ... REconstruir uma melhor Macaé"... ora, companheiro. entregar as chaves do PT aos rapineiros é a saída? dar recibo? jamais. esquerda é esquerda em qq lugar. lute! 'hasta la victoria, siempre!' - e identifique-se. meu post tem nome, foto e td mais. sds petistas. abç. MocPT

    ResponderExcluir
  6. "Venha para o baile das rosas ver o que as rosas têm para oferecer; Venha para o baile dos loucos ver o que os loucos têm para oferecer"

    Faço um convite à ousadia!

    ResponderExcluir