quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OCUPANDO UM LATIFÚNDIO ASSOMBRADO*

Dia 1º se setembro. A rua do lugarejo estava movimentada. As pessoas se juntaram em frente ao espaço comunitário Casa do Fazer, no Óleo, região serrana de Macaé. Instantes após o encerramento precoce do I Fórum de Fé e Política da Serra. Cenas típicas do coronelismo político. Intimidação, ameaças, e impedimento do exercício cidadão da democracia.
O tema do fórum: “Discutindo o Brasil e a Cidadania”. A idéia: proporcionar a população daquela região um espaço de interlocução com os principais candidatos da cidade nessas eleições, partindo do princípio de valores éticos, cristãos e de protagonismo popular. Uma modesta tentativa de ocupar o latifúndio improdutivo da consciência de parte da população da serra. Começamos por volta das 20h e 10 min.
Alice falou da idéia, iniciamos com o tradicional Pai Nosso. Padre Mauro nos convidou a uma reflexão do Pai Nosso que nos convida a assumir o compromisso com um a vida melhor, um mundo melhor. Representando o Movimento Fé e Política, falei da importância do voto consciente e da participação cotidiana das pessoas na política e ética cristã nas eleições. Pr. Salvador fez uma reflexão bíblica e partilhou a palavra.
Começaram a chegar os latifundiários. Grileiros de consciências. O latifúndio foi comprado com favores, aluguéis e, pelo acontecido ontem, tudo leva a crer que pela intimidação e violência. Subiram e sentaram.
Foi apresentado o único candidato presente, Dr. Aluízio (PV). Quando foi perguntado se algum candidato mais estava presente, o Prefeito Riverton Mussi afirmou estar representando seu irmão candidato. O prefeito foi o primeiro a falar e informou que o aluguel do local seria pago pela prefeitura, por isso não haveria condições de debate senão os candidatos seriam prejudicados. A atividade foi encerrada imediatamente com o texto de Bertolt Brecht “O Analfabeto Político”.
Com um ar pesado e um clima misto de autoritarismo e desespero, fez lembrar passagens históricas de séculos atrás. A partir daí as intimidações a intermediários rolaram a torto e a direito. As feições mal encaradas de capangas que defendem as porteiras de um latifúndio improdutivo, de monocultura eleitoral.
A monocultura eleitoral pode ser comparada a monocultura de eucalipto. A vegetação que produz papel deixa o solo improdutivo por quilômetros devido a absorção de água alta. Nada nasce no entorno de plantações de eucalipto. Nas regiões onde há plantação de eucalipto alguns fatores sociais são gritantes: trabalho escravo, trabalhadores rurais passam fome e fogem para as periferias das cidades, ficam a mercê dos conflitos te terra e da truculência dos fazendeiros.
A monocultura eleitoral macaense suga as raízes mais profundas de esperança e espalham problemas sociais. O estado de medo imposto pela forma mais antiga de se fazer política, a lei do silêncio e da mordaça, a perseguição política; os problemas da monocultura eleitoral encontrados na serra tornam uma cidade inteira improdutiva. Os sérios problemas como a educação frágil, a saúde em colapso, a violência, a favelização, a destruição do meio ambiente, a corrupção, o autoritarismo e a intolerância.
São sintomas do latifúndio eleitoral. Temos que ocupar com cidadania, consciência e muita fé na mudança. Dias de sol virão tirar tempo nublado de três décadas!

Alice, Pe Mauro e Pr Salvador, momentos de oração e espiritualidade para começar


Marcel Silvano falando da importância de um voto comprometido com as mudanças que o Projeto de Deus exige, o voto consciente

O prefeito que anunciou estar representando o irmão/candidato e impediu a continuação da atividade



*Fotos: Ricardo Abreu, o Ninja

7 comentários:

  1. marcel,

    queria ter estado junto aí com vc, padre mauro e meu amigo salvador...
    sinto tanta tristeza e indignação que nem sei.
    pq os outros candidatos não apareceram?
    pq o Pref - que NÃO É candidato queria representar o irmão e encerrou o encontro?
    qual é a relação impeditiva entre o aluguel da Casa Comunitária paga pela pref. e o encontro político?
    me solidarizo com vcs, na fé e no rumo político-social-espiritual q queremos para a cidade.
    em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. caramba, marcel... que absurdo, impressionante como isso ainda acontece... Não que eu me surpreenda, mas ao mesmo tempo me surpreendo, sabe como é? É deplorável uma pessoa que faça algo como o ocorrido... Que trata aquilo que é público como se fosse a casa de praia dele - ou o latifúndio dele... Enfim.

    Gostei muito do texto. O importante é que a nossa esperança é viva: Jesus Cristo. E por Ele continuamos caminhando e buscando a mudança daquilo que alcançamos e do que não alcançamos - mas Ele alcança.

    Bjs. Rute.

    ResponderExcluir
  3. Marcel,

    Texto brilhante. É nessas horas que a máscara cai, e de forma pesada. E vamos em frente!


    Sds,

    Gabriel Rosa

    ResponderExcluir
  4. Nossa... profundo... fiquei arrepiada!
    sei perfeitamente como é se sentir escravo de um governo... a mt tento me libertar.. são coisas enrraizadas, que contudo nos da segurança... vc melhor que ninguem sabe a transformação interna que foi este forum, e sabe que foi como um parto me libertar desta escravidão... este evento foi como o meu grito de liberdade, e com ele vem soar sobre mim consequencias, porem, opcionais... por um mundo melhor, mais justo... lutarei por um Brasil com boa cara... e do bem... mas foi preciso amadurecer, sair do comodismo, das asas do papai e do governo... para, com mt gentileza feminina, sorrir para a vida "adulta"... obrigada por ñ desistir de mim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. É revoltante o que acontece nessa cidade. Você representou perfeitamente o que essa corja faz: grilagem de consciência política. Mas isso tá perto de acabar... se Deus quiser! O importante é não esquecer nunca do propósito de Cristo e que tem que ser o nosso, a nossa militância: o de construir um mundo mais justo, mais digno e mais humano. A nossa luta, a luta de inúmeros macaenses por essa "reforma agrária" vai render frutos!

    Beijos, Camile

    ResponderExcluir
  6. Amiga Alice, fico muito feliz por ver esse engajamento por justiça de uma pessoa que tanto admiro. Legal ver que você e seu grupo estão fazendo a diferença. Um grande abraço a todos! Obs: Apesar dos pesares, nunca desistam.
    bjs, Érika Alves.

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    Publiquei esta noticia em meu site, deixo o mesmo a disposição dos senhores para qualquer manifestação democrática.

    Este episódio me fez lembrar de uma frase de Martin Luter King - "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

    Devemos sim realizar eventos que possam trazer maior proximidade dos candidatos com a população, fica aqui meus agradecimentos.


    Sérgio Paschoal
    www.orkutmacae.com

    ResponderExcluir