terça-feira, 22 de dezembro de 2009

“ARMAS NO CHÃO E FLORES NAS MÃOS”... BASTA DE EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE

Inspirados pelo centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara e pela música de Herbert Vianna “O Soldado da Paz”, a Pastoral da Juventude do Litoral da Diocese de Nova Friburgo lançou a Campanha contra o a Violência e o Extermínio de Jovens. O ato de lançamento aconteceu na Sessão Comemorativa da Câmara Municipal de Macaé em Homenagem a Dom Hélder. A homenagem foi promovida pelo vereador Danilo Funke(PT), militante de movimentos de juventude.

Após exibição do filme/documentário sobre a vida de Dom Helder “O Santo Rebelde”, a sessão iniciou teve início com a participação de Padres, coordenadores de pastorais, lideranças comunitárias e outras lideranças da sociedade. Representando os padres de Macaé, Pe. Mauro Nunes, assessor da PJ no Vicariato e Marcel Silvano, coordenador de formação da PJ, foram convidados para compor a mesa da sessão. Além deles, Pe. Luiz Claudio de Azevedo, coordenador do Conselho de Pastorais, René Dutra, representando as Pastorais Sociais de Rio das Ostras e Gilberto Santos representou o Movimento de Fé e Política do Litoral Fluminense.

Representando os jovens da PJ, Marcel lamentou a política de segurança adotada pelos governos. “Não dá para ficarmos calados diante de uma realidade em que são comprados helicópteros e outros aparatos de guerra, para entrar nas localidades mais pobres e matar, principalmente jovens, apenas pela localidade em que mora”, declarou. Ele ainda declarou que o projeto de sociedade que a PJ luta para conquistar é tão ousado quanto os sonhos de Dom Hélder. “Na Bíblia o profeta anuncia um dia em que o lobo e o cordeiro pastarão no mesmo pasto, Martin Luther King sonhou com o filho do rico e o filho do pobre comendo no mesmo prato, Dom Hélder sonhava mais ousado: nem ricos e nem pobres”, disse ele.

Logo após, os coordenadores Magnum Tavares e Lurdinha Vieira leram manifesto (que segue abaixo) que lançou oficialmente na região a campanha nacional contra a violência e o extermínio da juventude. Ao final da leitura, pediram para todos levantarem as mãos dizendo: “Basta! A juventude quer viver!” E, ao som de “O soldado da Paz” foram distribuídas rosas brancas com mensagens em defesa da vida dos jovens. As mensagens foram afixadas às rosas com fita preta. Foram distribuídos panfletos da campanha.

“Dom Helder faz a gente reafirmar a esperança em melhores dias e lutar junto com as pessoas de bem pela justiça, igualdade e defender com toda a força a vida”, declarou o vereador Danilo Funke(PT).

A campanha vai circular os municípios do Vicariato Litoral e as paróquias que estiverem dispostas a adotar a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário