quinta-feira, 15 de julho de 2010

HISTÓRIAS DE ESPERANÇAS E DE VIDA¹


Naquela hora da escolha do texto, música, poesia, reportagem ou fotografia para discussão no encontro semanal do Grupo Jovem Novo Tempo na Igreja da Glória em Macaé-RJ, sem saber, uma pergunta vinha meio que sem querer: qual a relação entre Fé e Política? Lógico que não com esse formato, mas com a objetividade de tentar descobrir junto com os jovens, o que nossa Fé e as propostas do Evangelho tinham a ver com o outro mundo que sonhávamos.

As perguntas foram se somando as ações concretas dos jovens. De grupo jovem da Paróquia juntamos outros jovens de outras Paróquias e crescemos na caminhada. Esses jovens assumiram a coordenação Vicarial da Pastoral da Juventude e a necessidade de aprender mais e atuar mais diretamente na mudança da realidade dos jovens de Macaé e cidades vizinhas. A região, muito conhecida pela indústria do petróleo é uma das mais violentas em relação a juventude. A fé no Deus que é vida não nos deixou ficar quietos diante dessa realidade. Isso era 2005.

Em setembro, o Grito dos Excluídos acontecia pela segunda vez na região. O Padre Mauro, de Rio das Ostras liderava a atividade. Fomos participar. Comunidade de Cantagalo, área rural. Começou como acampamento do MST no início dos anos 1990. Lá encontramos algumas 20 ou 30 pessoas. Ivânia Ribeiro, professora, companheira, fundadora do PT, vereadora de Macaé de 1993 a 1996 apoiou o acampamento de Cantagalo e alguns outros da região. Nós, da PJ tivemos um momento de dinamizar a mística. “Brasil: em nossas mãos a mudança” era o lema do Grito. Montamos a bandeira do Brasil com cartolina e cada um dizia o que sonhava para o Brasil. Enquanto cantávamos “Esse é o nosso país, essa é nossa bandeira”. Assim o grupo foi tomando forma.

Em 2006 não teve jeito. Um ônibus com jovens de Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu e mais um micro-ônibus de Rio das Ostras partem na noite de 9 de março para, durante os dias 10 e 11 em Vitória participarem do V Encontro Nacional de Fé e Política. De Rio das Ostras estava uma menina que com olhos e sorriso de esperança. Era a Mariane. Tem início uma outra história dentro da caminhada. História que encanta e reanima.

A partir daí tudo passa a ter Marcel e Mariane. O V Encontro foi simbólico.

Talvez tenha sido o momento das alianças. Aliança com a mulher do sonho, e aliança com o sonho de mundo, tudo no mesmo momento. Plínio de Arruda, Frei Betto e muitos outros debatendo conosco a necessidade de Profetismo no Exercício do Poder. A plenária de Políticas Públicas para a Juventude. Ali percebi que muitos outros acreditavam num mesmo Deus. O Deus que nos fez nascer num paraíso, nós estragamos o presente e ele ainda enviou seu Filho para nos apontar o caminho. Um Deus que nos quer revolucionários, assim como Jesus Cristo.

Após o Grito dos Excluídos de 2006 nasceu o grupo Militantes do Reino. Gilberto e Cléa, Bárbara e Amilton, Edmilson, Pe Mauro, Marcel e Mariane, Magnum, Lurdinha, Ricardo Ninja, René. O grupo se tornou um espaço privilegiado para fortalecer nossa espiritualidade libertadora e de continuar a responder aquelas perguntas.

2007 casamos. Em outubro eu e Mariane concretizamos a aliança que teve início em Vitória. E depois fomos todos a Nova Iguaçu, para o Sexto. Mais uma vez novas experiências. Ficar ao lado de Leonardo Boff na plenária geral não estava nos planos nossos. E ver Dom Clemente Isnard, primeiro bispo de nossa Diocese dar seu apoio e manifestar solidariedade aos pobres e excluídos reforçou a esperança tão calejada numa Diocese tão fria quanto a serra de Nova Friburgo.

Não paramos mais. 2008 nas eleições municipais lutamos contra os ficha suja e iniciamos a campanha pelo projeto que proíbe maus políticos de disputar eleições. Realizamos debates com candidatos, distribuímos cartilhas sobre como votar. Colaboramos para bons frutos. Em uma conjuntura muito ruim, é eleito um jovem para a Câmara Municipal, Danilo Funke do PT. Não aceitou as políticas adesistas do PT na cidade e ganhou a eleição. Nosso companheiro e amigo.

2009 tivemos grandes momentos. Maria Eloá nasce em fevereiro. Fruto da militância, da esperança e do amor que alimenta o sonho. Em junho I Fórum Regional de Fé e Política, em Macaé. Esperávamos poucas pessoas, o número de participantes surpreendeu. Faltaram bolsas e camisas. Mas as cerca de 50 que participaram puderam conhecer o movimento e aderir. Passamos a ter um problema de identidade. Não dava mais para ser Movimento Fé e Política Macaé e Rio das Ostras, passamos a nos identificar como Movimento Fé e Política Litoral.

Em novembro fomos a Ipatinga para o 7º. Alguns foram de ônibus, outros de carro. Optamos pelo trem. Eu, Mariane e Maria Eloá juntamos Magnum, Ricardo e meu pai e fomos até Vitória- ES, embarcamos no trem e chegamos a Ipatinga-MG. Viagem linda e experiência maravilhosa. “Espiritualidade, Ecologia e Economia”, acumulamos mais na caminhada, nos articulamos, levamos novas pessoas para participar e foi mais um momento especial. Maria Eloá estava lá. Para nós ela representa essa gestação de um mundo melhor. Todos os encontros, as pessoas cheias de esperança se encontram e podem conquistar um mundo melhor. Nós já temos um mundo melhor, com Eloá. Mas lutamos por um mundo melhor para ela e queremos que ela sonhe esses sonhos, lute as lutas do povo e seja cheia de esperança como seu pai, sua mãe e todos que esbarramos nos Encontros de Fé e Política, nos movimentos sociais, nos assentamentos, acampamentos...

Ao menos para nós, o Movimento de Fé e Política preencheu de sonhos, perguntas e de certezas de que sempre teremos quem lute conosco ao passar dos anos por um outro mundo possível.

¹ O texto é de Marcel Silvano, militante do Movimento de Fé e Política de Macaé-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário