terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 AOS 17


Hoje era o dia de encontrar a todos. Acelerar, tomar um gole daquilo que não conhece. Paolo Almeida e Juanita Alberes. Se encontraram no reveillon de 2009 para 2010. A adolescência colocava muitas interrogações em frente a visão.
Sentiram o encanto de um e de outro. A primeira vez que o carro do pai estava em sua mão. A carteira ainda não havia se feito real. Mas o reveillon, talvez trouxesse uma das melhopres passagens de ano de sua vida até os 17 anos.
Juanita apareceu enquanto ele ainda jogava futebol à beira da Playa Brava em Arica, no Chile. Encontrou muita dificuldades para organizar os dois times, e aos melhores moldes cariocas colocar duas havaianas em cada lado do campo para marcar as duas metas.
Juantia chegou para assistir ao jogo como se estivesse presenciando uma disputa entre Brasil e a Seleção do resto do Mundo de Futebol de Areia.
Ao terminar, a bola e dois dos 4 pés de havainas eram de Paolo. Juanita, pequenina, envergonhada e de poucas palavras perguntou: "não quer tirar a areia do corpo? "eu vigio as suas coisas." Na mesma hora, sem muita duvida foi dar uma mergulho na praia e livrar o corpo daquela sensação de ter areia por todo o corpo e as canelas todas arranhadas pelo atrito com os demais peladeiros.
Na volta, poucas foram as palavras. Apenas os dois estavam ali, os demais haviam ido para casa.
Resolveram ficar ali, apreciar o pôr do sol chileno, de Playa Brava. De acordo com os frequentadores de lá é o momento mais fascinante elaborado por Deus.
Ficaram ali, esperando e o por do sol, rindo das poucas habilidades de futebol de Paolo e planejando o 2010 de cada um.
Nos dois planos: nem Juanita estava no que Paolo imaginava e nem Paolo no que Juanita desenhava.
Perceberam este detalhe, que faria daquele momento, pouco significativo. Decidiram ficar ali, inspirados pelo por do sol até o nascer do sol.
Ele 17 e ela 16. Acompanharam os fogos da virada, falaram de sonhos, músicas e até futebol. Pensaram o 2010 juntos e também separados. Dormiram no mesmo local, após todas as celebrações de ano novo. Até oferenda para Yemanjá e o pulo das sete ondas fazem parte das festividades de ano novo no Chile.
Acordaram, mergulharam na praia e almoçaram em casa.
O que será em 2010? Só o destino ou o coração darão as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário