segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ENSAIO SOBRE A GRIPE



José Saramago já relatou a epidemia mundial da cegueira em seu "Ensaio sobre a cegueira"*. A cegueira branca, após um clarão, um mar de leite, começou com um motorista no sinal de trânsito. Após ele, o cidadão que se ofereceu para ajudá-lo a chegar em casa, que na verdade era um ladrãro de carros, depois um menino estrábico, a rapariga dos óculos escuros, o senhor com um olho vendado, o médico de olhos e assim vai...


As informações não chegam com clareza e a primeira suspeita é o contágio. Todos os que tiverem algum contato com um infectado seriam os próximos a desenvolverem a temida cegueira. Sem qualquer solução encontrada, a ação foi reativar manicômios abandonados para servirem de internato para os infectados pela tal cegueira leitosa. O pânico tomava conta de todo o governo, as autoridades e das pessoas.


A tal gripe suína ou A ou Influenza ou H1N1 tem dado sinais de parentesco com a tal cegueira do Saramago. A cada dia, mais e mais pessoas surgem com os sintomas, e o pânico começa a tomar conta da população mundial. E as autoridades e os senhores da Guerra, mais uma vez demonstram que não conseguem encontar caminhos para resolver os riscos de morte e as mortes causadas pela gripe.


Fico imaginando quando começarão os antigos manicômios a serem reativados para servirem de internato para os infectados pela tal gripe. Todos os infectados ficarão em quarentena e não poderão chegar próximo ao portão, apenas um, escolhido pelos demais, para buscar alimentos que serão deixados pelo exército. E os espaços da quarentena serão vigiados por soldados altamente amarmados e com máscaras, preparados para atirar em quem ousar chegar mais perto do portão.


As máscaras brancas já fazem parte do cotidiano. O que não poderia deixar de acontecer num sistema capitalista, as cores das máscaras são as mais variadas. Azul, vermelho, rosa, pink, lilás, roxo, amarela... estampadas, com desenhos animados, com mensagens de autoajuda e nos mais variados designers. Os preços estão ótimos e todos podem comprar, é claro que cada um de acordo com sua faixa salarial, mas já aceitam cartão de crédito e até cheque pré.




* LEIA O LIVRO NÃO ASSISTA APENAS O FILME

Nenhum comentário:

Postar um comentário